quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Receitas from US: Cereal matinal low carb

Só quem já morou nos EUA sabe como é difícil sobreviver sem comer cereal de manhã. E olha que eu já vasculhei todas as vastas prateleiras de cereais matinais dos mercados mais próximos em busca de um que fosse mais protéico, e não encontrei nada. Logo, tive que me virar e fazer meu próprio cereal com taxas de carboidratos iguais ou menores que as de proteína.
Pra variar, não há uma receita certa, nem medidas, mas você pode sempre trabalhar como te agrada mais, apenas prestando atenção em manter o equilíbrio: menos frutas (e outros ingredientes ricos em carboidratos) e mais castanhas e sementes, e assim você terá um cereal matinal pulsando de proteínas. O que eu quero dizer: seja razoável nas medidas pra não ter um cereal cheio de gergelim e banana e umas amêndoas aqui e ali.
Com: amêndoas, sementes de girassol e abóbora,  uvas e cerejas passas, coco seco e granola de coco

A dica principal pro cereal parecer um cereal é tentar achar frutas secas crocantes (aqui tem "freeze dried fruits" que são, na maioria crocantes e não "borrachudas" como as passas). No Brasil, achar frutas secas crocantes é tão fácil quanto achar sementes e castanhas em bons preços e variedade - tente ir nos mercados municipais ou, como no caso de São Paulo, os centros de distribuição deles, como a região da Santa Rosa.
Outra dica é acrescentar a granola de coco no seu cereal, pois assim você ganha crocância e proteínas de boa qualidade!
Ok, tudo explicado, vamos lá! A receita - que na verdade é um trail mix - é um resumo de TUDO que eu já coloquei no meu cereal. Você não precisa colocar tudo ao mesmo tempo, pode ir fazendo combinações mais simples.

Frutas crocantes:

  • Banana chips* (por favor, não compre banana chips FRITA! compre banana desidratada crocante, apenas)
  • Maçã chips* (mesma regra; atente também à possível adição de açúcar)
  • Quaisquer frutas crocantes desidratadas a frio, como: blueberry, framboesa, morango, manga, laranja...
  • Coco em flocos grossos ou em fita (experimente torrado também)
  • Granola de coco
Frutas passas:
  • Uva passa
  • Cereja passa
  • Blueberry passa
  • Banana passa*
  • Figos secos*
  • Ameixas secas*
  • Damascos secos*
Sementes:
  • Semente de girassol
  • Semente de abóbora (aqui tem duas variedades)
  • Gergelim
  • Semente de linhaça
  • Semente de cânhamo (acredito que o consumo, mesmo como alimento, seja proibido no Brasil)
Castanhas:
  • Amêndoas*
  • Nozes*
  • Castanhas de caju*
  • Amendoim
  • Avelãs
  • Pecãs*
  • Castanha do Pará*
Pra preparar, você só precisa misturar tudo fazendo um trail mix. Pros ingredientes com *, talvez você precise picar, cortar ou quebrar pra ficar melhor na hora de comer.
Se você comprar as sementes ou castanhas com casca, também vai precisar passar essa parte antes de começar (duh!).

Obs.: Se você sente falta daquela mágica de colocar leite no cereal e ele ficar docinho, use adoçante artificial e ta tudo certo!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Receitas from US: Dip de semente de girassol

Esse sunflower seed dip é muito fácil, cremoso e saudável! Parece um homus, mas com a vantagem de ser low-carb!

Fica mais verde do que parece, juro!


Use medidores!
Você vai precisar de:
1 e 1/2 xícaras de semente de girassol (pode ser torrada ou crua)
Um punhado de salsa fresca
2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
2 dentes de alho
1/4 xícara de água*
Sumo de 1 limão
Sal e pimenta a gosto

Como proceder:
Num processador, coloque as sementes. Bata pulsando até virar uma farofa.
Ligue o processador de forma contínua e vá adicionando o óleo aos poucos enquanto processa. A textura vai ficando mais firme com o óleo, pode até virar uma bola de massa.
Usei um pouco menos que isso
Esprema o alho (pra garantir que não vai ficar nenhum pedacinho inteiro, mesmo processando), coloque no copo do processador e também a salsa. Processe até ficar homogêneo (verdinho).
Se você continuar processando sem parar, vai virar uma massa bem consistente. Então vá adicionando a água aos poucos até ficar cremoso.
Acerte o sal, a pimenta, bata mais um pouco e passe para um recipiente e regue com um pouco de azeite.
Sirva com crudités (talos de salsão, tiras de pepino e cenoura, etc.) ou torradinhas.
Obs.: *depois de gelada, a pasta fica mais firme, então tenha consciência disso na hora de determinar se a cremosidade dela está ao seu gosto.
Obs.2: se você quiser ainda mais semelhança com homus, adicione 1 colher de sopa de tahine.


Sementes + óleo
Depois da água
Com um talinho de salsão

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Receitas from US: "granola" 100% coco (low carb)

Essa receita foi acidental. Mas o resultado foi tão bom que se deixasse a hosta teria comido tudo sozinha! E vamos combinar que quase qualquer coisa com coco fica uma maravilha mesmo!
Então lá fui eu comprar farinha de coco no mercado, crente que não encontraria. Mas pra minha surpresa, tinha! Só que com um detalhe... Custava $13! (só pra dar uma noção, um pacote do mesmo tamanho de farinha de MILHO sairia por uns $2...)
Enquanto isso, um pacote com 1 pound de coco ralado seco custava $4. Resolvi comprar e tentar fazer a FARINHA DE COCO em casa. Sem receita, fui instintivamente dar uma "afinada" no coco no liquidificador. Coloquei um pouquinho: ok, ficou em pó. Coloquei o resto do pacote: virou uma PASTA depois de poucos segundos batendo. Conclusão: minha receita de farinha de coco falhou miseravelmente. Mas foi assim que surgiu a granola de coco! =)
Essa "granola", além de poder ser consumida com leite sem perder a crocância rapidamente, ainda pode ser consumida pura como snack e também como acompanhamento (como se fosse uma farofa) pra iogurtes, sorvetes, etc.
ATENÇÃO: NÃO tente usar coco adoçado! NÃO vai funcionar!


Você vai precisar de:
500g de coco ralado seco (usei 453 gramas, mas tanto faz porque não vai mais nada mesmo!) seja em floquinhos ou flocões, tanto faz

Como proceder:
Coloque metade do coco no liquidificador. Bata até que ele solte óleo e comece a virar uma pasta. Se você quiser a granola mais "grossa", junte o resto do coco sem bater. Se quiser ela mais fininha, repita o procedimento com a outra metade. Obs.: Pode ser, dependendo da qualidade do coco, que pareça que aquilo nunca vai virar uma pasta, mas seja persistente. Se precisar, vá ajudando o liquidificador com uma colher pra ele processar todo o coco uniformemente.
Coloque a pasta num  papel toalha, fazendo várias camadas (papel+coco+papel+coco) se precisar. Retire o excesso de gordura e passe a pasta para uma forma grande, de preferência com um silpat por baixo (grudar não vai por causa da gordura, mas eu acho mais fácil assim). Distribua bem, evitando fazer camadas muito grossas de coco. Se necessário, distribua em duas formas.
Leve a forma ao forno a 150 graus (celsius) por uns 5 minutos (se você preaquecer) ou uns 8-10 (se não for preaquecido).
Retire, mexa o coco distribuindo uniformemente de novo (fazendo com que as camadas que não douraram dourem) e volte ao forno por mais 5 minutos. Mantenha sempre atenção porque se você vacilar, vai queimar.
Espere o coco amornar, mas não esfriar completamente e guarde num saquinho (pode ser de plástico tipo zip loc ou de papel, mas tenha em mente que se o material for poroso, ele vai absorver parte da gordura do coco) e deixe esfriar. Se você não tocar mais nesse coco, com a gordura do coco solidificando, ele virará um bloco. Dessa forma você pode quebrá-lo em pedacinhos menores ao seu gosto.
Mesmo não levando açúcar, essa "granola" fica um pouco doce. Mas se você quiser, pode adoçar - apenas lembre-se que açúcar = carboidratos. Eu, pessoalmente, aconselho pingar umas gotinhas de adoçante no leite na hora de consumir! (mas você pode consumir pura também, claro)

Obs: Pra dar uma variada você pode adicionar também (na fase em que o coco está morno e será embalado) adicionar castanhas, nozes, amêndoas ou frutas secas, que assim o sabor da "granola" fica mais variado.

Obs.2: IMPORTANTE! Essa receita foi feita a uma temperatura ambiente igual ou menor que 15 graus Celsius.
Se você mora em um lugar muito quente, é possível que você tenha que levar o coco à geladeira pra que o óleo se solidifique. Se você deixar a granola fora da geladeira e ela começar a virar pasta de novo por causa do calor, mantenha na geladeira!

Rende: O suficiente pra matar sua fome por alguns cafés-da-manhã