quinta-feira, 25 de julho de 2013

Gelatina de agar-agar com frutas

Eu apelidei essa gelatina de "a gelatina mais legal do mundo", pois além de colorida, ela leva frutas e é super suave, você vai comer sem parar! A receita serve como base pra sua criatividade, o importante é a proporção líquido/pó de gelatina.


Você vai precisar de:
1 colher (sopa) de agar-agar em pó*
700/1000ml de suco de frutas
Adoçante natural a gosto
Frutas picadas a gosto (usei abacaxi, kiwi e lichia)

Como proceder:
Primeiro decida: você quer sua gelatina de duas cores? Então use dois sucos de frutas com cores diferentes - ou faça como eu e misture um pouco de chá de hibisco pra mudar a cor.
Pique suas frutas no tamanho e formato desejados: eu cortei 2 fatias finas de abacaxi em cubinhos, 1 kiwi em rodelas e as lichias piquei de qualquer jeito (deixando pedaços grandes).
Leve o suco ao fogo e misture a gelatina. Se você for usar abacaxi, ferva-o junto, para que ele não amargue. Vá misturando sempre até levantar fervura. Desligue o fogo.
Numa forma ou tigela, passe um pouco de água fria para "untar" e retire o excesso.

Despeje nela a gelatina quente.
Se você for fazer duas camadas, repita o processo com o suco/frutas seguintes.
Leve a gelatina anterior à geladeira para endurecer mais rápido. Observe para que ela não endureça completamente, pois se isso acontecer, as duas camadas podem não ser "grudar" e uma vai escorregar de cima da outra.
Despeje a segunda gelatina sobre a primeira parcialmente dura e leve à geladeira até ficarem geladinhas.
Para desenformar, é só passar uma faquinha bem de leve nas bordas que ela já solta. Vire num prato raso (reto) e sirva.

Obs.: se o seu suco já for adoçado, experimente antes de adicionar adoçante, pois pode nem ser necessário!
Obs.2: com relação à quantidade de líquido: eu usei 700ml mas achei que até daria pra fazer a gelatina mais molinha, então você pode variar essa quantidade entre 700ml e 1 litro.

Dá pra ver o kiwi ali!

*Eu teimei em acreditar, mas só depois de comprar um agar-agar duvidoso que percebi que o ideal é aquele bem clarinho. Meu agar-agar acinzentado até endureceu, mas o gosto era tão RUIM que fiz uma receita com ele e tive que JOGAR FORA, pois não dava pra salvar. Fiquem espertos com agar-agar muito barato!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Tempura de folhas de salsão

Quer opção melhor pra usar as folhas do querido salsão? Delícia!


Você vai precisar de:
Folhas de 1 maço de salsão
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de cerveja gelada
1 colher (chá) de farinha de linhaça
Sal a gosto (se você for servir o tempura com molho que leva shoyu, melhor nem colocar!)
Água com gelo
Óleo para fritar

Como proceder:
Misture num bowl a farinha, a cerveja e a linhaça, de forma que a massa fique lisa e sem bolinhas.
Se o seu óleo não estiver quente na frigideira, deixe a massa pronta na geladeira enquanto ele aquece.
Para saber se o óleo está na temperatura certa, pingue umas gotinhas de massa e observe se a massa afunda e sobe rapidamente - esse é o ponto certo.
A água com gelo serve pra você ir deixando a massa mais líquida conforme sua vontade. Quanto mais rala a massa, mais fina ficará a camada crocante - tenha isso em mente. Lembre-se também que o que dá a crocância dessa massa é o choque térmico do óleo quente com a massa gelada, então mantenha a massa bem gelada colocando o bowl de massa dentro de outro com pedras de gelo
Com um garfo, passe as folhas de salsão na massa, espere escorrer um pouco e coloque no óleo quente. Deixe dourar, vire, retire com um pegador, deixando pingar o óleo dentro da frigideira, e coloque em um recipiente com muito papel toalha. Repita o procedimento até acabarem as folhas.

Obs.1: Não corte as folhas em "folhinhas", deixe talinhos maiores, pois se ficarem muito pequenas, as folhinhas ficam frágeis e acabam se quebrando com facilidade.

Obs.2: Você pode também passar na massa: rodelas de cebola (como na foto), pedaços finos de abóbora japonesa, cenoura ou abobrinha, rodelas de berinjela e até folhas de cenoura ou beterraba!

Rende: MUITO! Dá pra 3/4 pessoas comerem bastante.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Beijinho de aveia com canela

Olha, eu sei que receita de beijinho é quase como chover no molhado, mas essa é especial por usar o resíduo do leite de coco com aveia caseiro. Além de você produzir um leite maravilhoso pro seu café da manhã, você ainda pode fazer essas belezinhas - uma versão do beijinho clássico com um toque de especiarias e fibras.
E também, pra mim variedade em beijinho e brigadeiro nunca é demais, estou inclusive pensando em abrir um food truck de brigadeiros HAHAHAH


Você vai precisar de:
Resíduo de duas receitas de leite de coco com aveia
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina
Canela e noz moscada a gosto
Açúcar com canela para confeitar

Como proceder:
Como sempre, preparo no microondas, mas você pode fazer no fogão se preferir. O método é igual o de qualquer beijinho comum, você só precisar saber o ponto de desligar o fogo.
Coloque numa tigela todos os ingredientes (menos o açúcar com canela) e misture bem.
Leve ao microondas por 1 minuto, abra, misture, e continue fazendo esse processo por mais 2,3,4,3 e 2 minutos. Se você achar que a mistura ainda está muito mole (talvez porque seu resíduo tenha ficado com muito líquido), vá voltando ao microondas de 1 em 1 minuto, sempre parando para mexer.
Unte um prato com margarina, despeje a mistura e deixe esfriar completamente.
Você vai ver que a textura é diferente de um beijinho comum, por levar aveia, mas fica igualmente enrolável.
Faça bolinhas e envolva com a mistura de açúcar com canela.