quarta-feira, 24 de abril de 2013

"Macarrão" de abobrinha

Primeiramente, devo essa maravilhosa ideia à uma linda que faz dieta paleolítica e mudou minha vida: Vivian! Afogar as mágoas na massa NUNCA MÁS! #ETAGOD
Pra quem gosta de macarrão por ele não ter gosto de nada, já aviso: essa receita não é pra você. Pra comer uma macarronada de abobrinha e ficar feliz você deve ser apreciador dos sabores da natureza. ÓBVIO que tem gosto de abobrinha, mas garanto que fica maravilhoso com qualquer molho! Não deixem de tentar!

Você vai precisar de:
2 abobrinhas italianas (as mais compridas que você conseguir)
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (sopa) de molho de alho (opcional)
Aji-no-moto (opcional)
Sal
Molho da sua preferência

Você vai precisar também de:
1 cortador/ralador de vegetais*
1 saquinho para congelar alimentos
1 microondas
1 frigideira e 1 fogão (hahah!)

Como proceder:
Primeiro, lave bem as abobrinhas. Com uma faca de serrinha, raspe a parte verde da casca para tirar o "grosso". Eu só costumo fazer isso, ao invés de descascar os legumes.
Retire os talos das abobrinhas e corte/rale.
Lembre-se de fazer isso no sentido do comprimento, pois assim você conseguirá "fios" mais compridos. Dá mais trabalho ralar assim do que do jeito "comum", mas garanto que isso faz toda a diferença.
Se sobrar um pedacinho de abobrinha impossível de ralar/cortar, corte em tirinhas fininhas com uma faca bem afiada e junte ao resto.
Coloque a abobrinha cortada em uma peneira e polvilhe com sal, mexendo e espalhando-o uniformemente. Deixe escorrer por uns 10 minutos, se você colocar a peneira sobre um copo ou uma tigela, vai ver que sai um monte de água! Essa etapa de salgar e escorrer é importante pra que a abobrinha não fique soltando água depois!
Agora é hora de cozinhar no vapor. Pegue seu saquinho de congelar, seu microondas e siga as instruções daqui, mas cozinhe por 1 + 1/2 + 1 minutos. Retire o saquinho do microondas, retire a abobrinha e volte para a peneira (mais líquido escorrerá).
A abobrinha está cozida e al dente (importante!). Agora você só precisa deixá-la mais apetitosa, independente de usar molho ou não.
Leve a manteiga à frigideira e misture o molho de alho. Quando derreter e começar a levantar bolhinhas, adicione a abobrinha e misture bem para envolver tudo. Acerte o sal, tempere, se quiser, e sirva com o molho da sua preferência! Eu já usei molho de tomate bem tradicional estilo da nonna, mas também usei molho rosé com queijo e na próxima vou tentar um molho branco bem cremoso!



*O meu cortador é um "mandolin" da marca La Cuisine, ele é bem afiado e versátil, corta em rodelas, tirinhas e em várias espessuras. Mas você pode usar um ralador grosso comum, um processador que rala ou até mesmo cortar manualmente.

Rende: 2 porções do tamanho da foto.

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sopa de lentilha, vagem e shitake

Maravilhosa (e rápida e prática) comfort food pros dias frios! E suuper light!
A lentilha, além de ser uma das leguminosas mais ricas em proteína, também promove ação anti-depressiva. O shitake é rico em fibras solúveis que fazem muito bem ao intestino, além de ser um importante favorecedor da longevidade dos orientais. E cenoura e vagem, ora, são vegetais e também fazem muito bem pra garotada! Se as crianças não estiverem acostumadas com a presença do shitake na comida, pique-o bem pequenininho que ele passará por carninhas facilmente.
A combinação ficou tão boa que, pela primeira vez em muito tempo a falta de alho (na receita e na cozinha) nem fez diferença!


ATENÇÃO: essa receita rende duas porções grandes, coisa boa pra quem mora sozinho (se sobrar, que tal congelar a segunda porção para outro dia?). Para fazer para a família inteira, dobre ou triplique a receita, de acordo com o número de porções.

Você vai precisar de:
1/4 xícara (chá) de lentilhas secas
1 cenoura pequena
8-10 vagens
4 shitakes grandes-6 pequenos (secos)
1 colher (sopa) de sopa-creme de cebola (opcional)
500 ml de fundo de shitake (água da hidratação de shitakes anteriores)
Água
Noz-moscada, pimenta do reino e sal* a gosto

Como proceder:
Lave e higienize a cenoura, as vagens e os shitakes.
Coloque as lentilhas de molho em água morna.
Descasque a cenoura, corte em rodelas finas e leve ao fogo com 1 xícara (chá) de água. Enquanto a cenoura cozinha, corte as vagens em rodelinhas.
Uma vez que a cenoura esteja cozinha, retire-as da água com uma escumadeira e leve ao liquidificador com o caldo de shitake frio. Adicione o creme de cebola e bata bem.
Na água do cozimento da cenoura, coloque os shitakes para hidratar. Quando eles estiverem macios, retire-os e reserve.
Leve a cenoura batida de volta à panela (junte à água de cenoura e shitake), adicione a lentilha e a vagem e deixe cozinhar em fogo alto até ferver. Então, quando ferver, abaixe o fogo. Marque 20 minutos de cozimento a partir daí.
Retire o cabinho dos shitakes, corte-os e coloque na sopa em cozimento.
Acrescente sal e os temperos.
Depois de 20 minutos, verifique se a lentilha e a vagem estão cozidas, e se o caldo está com a textura, cor e sabor do seu agrado.
Assim que desligar o fogo, deixe a panela tampada por mais uns 5 minutinhos antes de servir.
Se quiser, adicione algumas gotinhas de limão ou um punhadinho de amêndoas laminadas sobre a sopa no seu prato.

Rende: 2 porções grandes.

* Uso um sal temperado caseiro que leva de tudo um pouco: cebola, alho, páprica, pimenta do reino, orégano, salsa, cominho, etc, então ele dispensa o uso de mais temperos!