domingo, 12 de maio de 2013

Furikake caseiro levemente picante

Eu, que nunca comprei furikake, fiquei tentada da (pen-)última vez que fui a um loja de produtos orientais. Mas aí parei e escutei a razão: nem tenho comido muito arroz ultimamente, deixa quieto.
Certo dia, semanas depois de fazer sushis e temakis em casa, olhei para as pequenas sobras de nori e pensei: o que fazer com elas? Não queria ficar nos chips de alga nori. Então o furikake me veio à cabeça! Tcharam! Perfeito.
Procurei no Pinterest alguma coisa tipo "DIY furikake nori" e acabei encontrando isso. Com algumas modificações, claro, fiz a minha versão! E ficou ótima! Testada e aprovada!
Além de ser uma receita confiável por ser caseira, ela não leva aqueles peixes desidratados nem nenhum ingrediente animal, e você pode usar em várias coisas além do gohan: sopas, noodles, vegetais e carnes grelhados, polvilhar sobre frituras (batata, tempura, bolinhos de arroz), várias coisas... use a imaginação! (apenas lembre-se que em comidas muito úmidas a alga vai amolecer!)


Você vai precisar de:
Pedaços de folhas de alga nori
Gergelim preto
Gergelim branco
Curry
Aji-no-moto
Páprica doce
Pimenta do reino moída na hora (opcional)

Como proceder:
Coloque tudo no copo do liquidificador e bata pulsando até virar um pó. Antes de bater a alga eu "torrei" um pouco na grelha como na receita de nori chips, mas isso não é necessário.
Os gergelins também: você pode torrar ou usar "cru", ou meio a meio (foi o que fiz).
A páprica, confesso, só coloquei pra dar mais volume e porque ela estava esquecida na prateleira de temperos. Eu não sinto o gosto dela.
O curry já deixa o furikake picante então se você quiser "levemente" nem coloque a pimenta!

Obs.: não há medidas, então isso deve ser instintivo. Eu coloquei uns 3 pedaços de uns 4 dedos de largura de nori, mais ou menos 1 colher de sopa de gergelim preto torrado, um pouco mais de branco cru, uma pontinha de colher de curry e a pimenta fui colocando até achar que estava bom. O mesmo para o Aji-no-moto; só não exagere nele para não transformar seu furikake numa bomba de sódio!
Obs.2: você pode incrementar o seu furikake com o que você preferir, sementes, ervas secas, especiarias. Eu colocaria ainda sementes de papoula, linhaça dourada, orégano e cominho em pó!

Um comentário:

  1. Olá! Fiz essa receita colocando só o nori, o gergelim (torrado e cru) e dashi de peixe. Super aprovado aqui em casa!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.