quinta-feira, 30 de maio de 2013

Brigadeiro "gourmet" com toque de menta

Só usei "gourmet" porque, apesar de levar SIM chocolate em barra, vai bem pouquinho, então não sei qual é a burocracia pra se considerar um brigadeiro realmente gourmet.
O big deal desse brigadeiro na verdade é o cacau - o sabor de menta também dá um toque de leveza e elegância
no doce, mas - porque ele não deixa o brigadeiro ficar super doce. E eu sei, eu coloquei uma quantidade bem grande de cacau pra 1 lata de leite condensado - mas foi tudo friamente calculado, não se preocupem. O resultado foi maravilhoso - textura e sabor inigualáveis, nunca comi um brigadeiro igual!

Versão preguiçosa de colher

Você vai precisar de:
50g de chocolate 60% sabor menta (usei 1/2 barra de Hershey's Special Dark)
2 colheres (sopa) de cacau alcalino em pó
1 lata de leite condensado
1 colher (sobremesa) de margarina

Como proceder:
Mais fácil, impossível: quebre o chocolate em pedacinhos com as mãos mesmo, misture com todos os outros os ingredientes num bowl de vidro, misture até o cacau deixar de ser teimoso e começar a se envolver com o leite condensado. Leve ao microondas por 1 minuto, retire, misture até a margarina e o chocolate estarem derretidos e homogêneos, e volte ao microondas de 1 em 1 minuto, sempre parando para mexer.
Faça isso até o brigadeiro atingir a consistência da sua preferência (dá um total de uns 7 minutos para brigadeiros em ponto de enrolar e uns 5-6 pra brigadeiro de colher).
Se for enrolar, use como confeito aqueles granulados em "miçanga" - que são bolinhas bem pequenas e delicadinhas ou o Vermicelli da Callebaut.

Um comentário:

  1. Olá Priscila,
    Esta receita é muito inspiradora provavelmente vou fazer uma versão.
    Bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.