quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Sopa Light de Milho com Cebola

Apesar de light, essa receita tem em média 200kcal por porção, então não repita, ok? Tome apenas um prato fundo e contente-se com isso, se você estiver de dieta!


Você vai precisar de:
2 xícaras (chá) de milho verde enlatado
2 cebolas cortadas em rodelas finas
2 xícaras (chá) de leite desnatado (usei de coco, avacalhei nas calorias, mas ficou super gostoso)
1 colher (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de farinha de linhaça
Salsa fresca picada a gosto
Sal e pimenta a gosto
Quanto baste de caldo de legumes (usei 1 xícara)
Azeite

Como proceder:
Aqueça um pouco de azeite (usei umas 2 colheres de sopa) numa panela funda e refogue a cebola nele. Assim que ela começar a ficar transparente, salpique a farinha de trigo, misture bem e adicione um pouco de caldo de legumes, para que não queime. Mexa até a farinha se dissolver completamente, tampe a panela e deixe cozinhando em fogo bem baixo.
Enquanto isso, bata 1 xícara e meia do milho com um pouco de caldo de legumes no liquidificador. Se quiser, bata também a farinha de linhaça e salsinha. Reserve.
Verifique o ponto da cebola. Ela deve estar bem transparente e cremosa, devido a presença da farinha. Desligue o fogo e acrescente essa cebola no copo do liquidificador, e bata junto do milho que já está batido.
Depois de bater bem, volte o creme à panela* para aquecer, acerte o sal, os temperos, e coloque o restante (1/2 xícara) do milho. Se quiser, você pode ainda adicionar um punhado de cebola desidratada na sopa, pois ela tem sabor mais forte do que a cebola fresca.
Cozinhe até ferver, adicione o leite, e deixe aquecer novamente até levantar fervura.
Se achar que a sopa está muito grossa (fica parecendo um creme de milho), acrescente água (quente) até ficar do seu gosto.
Desligue o fogo e sirva a sopa quente, e, se preferir, salpique salsa picadinha e alho frito no prato.

*Algumas pessoas gostam de peneirar a sopa de milho para evitar as famosas "casquinhas", mas eu não faço isso para não desperdiçar partes nutritivas e comestíveis dos ingredientes. Se você se sentir incomodado com as casquinhas, passe a sopa na peneira e só depois adicione os ingredientes que ficarão inteiros, como o milho restante e a cebola desidratada, se for usar.

Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    Gosto muito de sopa creme de milho, nunca passo na peneira pois como disse empobrece os nutrientes da sopa.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.