quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Mousse de Limão com Cream Cheese

Depois da torta de mousse de limão com tofu, mais uma opção diferente de mousse de limão para a sobremesa. Essa saiu por acaso, pois eu estava sem internet e tinha de qualquer jeito que fazer uma mousse de limão que fosse bem azedinha e pouco doce (eu ia usar como cobertura de um bolo cujo recheio era de ganache de chocolate branco, que estava bem doce, apesar dos esforços). Em casa eu tinha leite condensado, creme de leite, muitos limões e... um pouco de creme de ricota. A minha receita leva creme de ricota, que é bem parecido com o cream cheese, mas não é igual. Mas acredito que a substituição seja válida sem problemas, talvez exija apenas alguns acertos de quantidades.

Dá pra ver a firmeza dessa textura?

Você vai precisar de:
1 parte* de cream cheese ou creme de ricota
1 parte e 1/2 de leite condensado
1/2 parte de sumo de limão

Como proceder:
Misture o cream cheese e o leite condensado, bata um pouco com a batedeira ou mix, e depois que a mistura já estiver bem homogênea, adicione o limão aos poucos enquanto continua batendo.
Você vai ver o creme tomar consistência.
Como toda mousse de limão, diz a lenda que, quanto mais você bater, mais firme ela vai ficar, mas como sou impaciente, parei de bater assim que ela alcançou uma textura mais ou menos agradável para mim (ainda ficou um pouco mole para COBRIR bolo, mas com certeza como recheio não faria feio).
Despeje a mistura em um refratário e leve à geladeira. Eu gosto de colocar no freezer antes de servir, pois quanto mais geladinha, melhor!

* a medida que usei foi 1 copinho de mais ou menos 50ml, mas se você usar esta proporção, independente da medida, dará certo!

Obs.: se quiser incrementar sua mousse, você pode ainda adicionar raspas de limão, hortelã bem picadinha ou gengibre ralado bem fino. Optei pela última, e ficou uma delícia! Bem refrescante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.