segunda-feira, 26 de março de 2012

Bolo de "bagaço" de milho/cenoura com coco

Hora de usar o resíduo do brigadeiro de cenoura ou a versão de milho (que é feita da mesma forma, substituindo a cenoura por milho enlatado).







Você vai precisar de:
"Bagaço" de duas receitas de brigadeiro de cenoura/milho (usei um de cada)
1/2 xícara de chá de açúcar (visto que o "bagaço" já contém leite condensado)
1/2 xícara de chá de fubá mimoso
1 colher de sopa de farinha de trigo
7 colheres de sopa de coco ralado
3/4 de xícara de chá de óleo
1 colher de sopa de farinha de linhaça hidratada em 1/4 de xícara de água
1 colher de sopa de fermento em pó
1 ovo
1 pitada de canela em pó (opcional)


Como proceder:
Bata tudo, menos o fubá e a farinha de trigo, no liquidificador. Adicione as farinhas, e, se necessário, ajude o liquidificador com uma colher e/ou adicionando 1/2 xícara de água aos poucos. Adicione o fermento, bata mais um pouco, e distribua a massa em forminhas de muffins*, cobrindo cada um com uma colher de chá de coco ralado e um pouco de açúcar com canela (isso vai criar uma casquinha por cima dos bolinhos, que fica incrível).
Leve ao forno por 45 minutos, e faça o teste do palito antes de desligar o forno e retirá-los.
Espere esfriar e desenforme.

Os grandões!
Obs.: essa receita rendeu 6 bolinhos grandes (de uns 7cm de altura) e 3 pequenos (feitos em forminhas de empada).

*se preferir um BOLO grande, você pode usar uma forma de buraco no meio, ou uma forma de bolo inglês.

quinta-feira, 22 de março de 2012

Sopa creme de batata, mandioquinha e shitake


Você vai precisar de:
1 batata grande
1 mandioquinha
2 colheres de sopa de PTS miúda
2/3 shitakes desidratados (usei um grande e um pequeno e foi suficiente)
2 dentes de alho
Água
Azeite
Sal a gosto
Temperos a gosto (usei: zathar, pimenta do reino e Aji-no-moto somente)

Como proceder:
Descasque a mandioquinha e corte em pedaços desiguais, mas não muito grandes. Faça o mesmo com a batata (não é preciso descascar [mas lembre-se de lavar muito bem a casca, hein?]).
Cozinhe ambas em mais ou menos 1 litro de água com um pouco de sal. Quando estiverem bem macias, desligue o fogo e adicione os shitakes e a PTS para que hidratem. Tampe a panela e deixe arrefecer dessa forma.
Enquanto esfria, em outra panela doure bem o alho amassado em um pouco de azeite. Reserve.
Bata a batata, a madioquinha, o shitake e a água no liquidificador. Não bata muito, deixe sobrarem alguns pedacinhos bem pequenos dos cogumelos. De início, a sopa fica com uma cor acinzentada bem estranha, mas depois ela adquire cor de molho funghi.
Despeje essa mistura na panela com o alho dourado, ferva por 5-10 minutos*, acrescente os temperos, acerte o sal e sirva bem quente.

*Evite cozinhar demais preparações com shitake, pois ele acaba perdendo todo seu sabor peculiar.

domingo, 11 de março de 2012

Patê de cenoura

Não, eu não sou a louca da cenoura. Aliás, cenoura nem é dos meus vegetais mais favoritos. Mas esse patê, além de ridiculamente fácil de fazer, é muito gostoso e deixa qualquer sanduíche natural incrível! Você, quase com certeza, vai ter todos os ingredientes em casa.


Você vai precisar de:
1 cenoura média
Aproximadamente 50g de queijo minas frescal
1/2 cebola
Azeite
Sal e temperos a gosto

Como proceder:
Descasque delicadamente e rale a cenoura. Divida em duas partes.
Cozinhe metade da cenoura ralada com água e sal.
Coloque a outra metade da cenoura num processador e bata junto do queijo branco, da cebola e do azeite (umas 2 colheres de sopa são o suficiente, não mais que isso).
Assim que a cenoura estiver cozida, adicione, ainda bem quente, no processador e bata mais, até desmanchar. Se você perceber que está muito consistente para um patê, acrescente umas colheres de água do cozimento da cenoura, ainda quente também.
Acerte o sal e tempere.
Leve à geladeira antes de servir.

sexta-feira, 9 de março de 2012

5 coisas legais para fazer com chá

Minha favorita: limonada de chá!

1) mousse de chá
A receita já foi publicada aqui, mas lembre-se: você pode substituir o chá verde por qualquer chá da sua preferência, contanto que seja bem forte!

2) suco com chá
Muito fácil de fazer e não fica atrás dos chás gelados que compramos por aí! Eu gosto de fazer com chá mate, mas você pode fazer com chá verde também, fica legal.
Como fazer: para cada parte de chá (nem muito forte, nem muito fraco), adicione 1 parte de suco, de preferência natural (mas você pode usar aqueles em pó também). Se preferir, bata no liquidificador com gelo e adoçante.

3) limonada de chá
Essa é particularmente minha favorita. Eu gosto de fazer com chá de hibisco, mas qualquer chá aromático serve: capim-cidreira, erva-doce, hortelã, camomila, etc.
Como fazer: faça meio litro de chá normal, com as ervas da sua preferência. Deixe esfriar. Em uma jarra, adicione o sumo de 2 limões grandes, 1 colher de chá de açúcar* e 1 copo de água gelada. Misture bem até dissolver o açúcar, acrescente o chá e adoce.

4) gelo de chá
Gelos aromatizados são sempre legais, na minha opinião. E quando você faz um chá bem forte e aromático, ele pode virar um gelo bem diferente para os seus drinks e sucos! Chega de sucos aguados! Agora eles possuem um diferencial!
Como fazer: prepare um chá normal, com as ervas da sua preferência, e deixe esfriar. Distribua o chá, já frio e coado, por forminhas de gelo e leve ao freezer até endurecer. Se você quiser desocupar a forminha para fazer gelo "normal" de água, retire os gelos de chá da forminha e guarde-os no freezer dentro de um saquinho (dica do Muffin Tin Mania).

5) bolinhos de chá
Bem, esse não é necessariamente feito com chá, com o procedimento de infusão em água quente e coisa e tal. Mas é feito com a erva batida, e deixa a receita bem verdinha! Eu já fiz uma adaptação dessa receita em casa, mas como não deu muito certo, deixo para vocês a original, aqui. Quem sabe quando a minha receita SEM OVOS der certo, publico aqui mesmo?

E ainda: você pode usar a sua criatividade, substituindo água em qualquer receita pelo seu chá favorito! As possibilidades são infinitas: gelatina, sopa, bolo, etc.

*recomendo a adição de pelo menos um pouco de açúcar na receita, mesmo que você use adoçante, para diminuir a acidez do limão, que o adoçante não tira.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Brigadeiro de Cenoura

Isso mesmo! Nada de "bolo de cenoura com brigadeiro de chocolate". Que tal agora fazer um "bolo de chocolate com brigadeiro de cenoura"? Garanto que a combinação é incrível.
Fiz esses docinhos para o aniversário da minha mãe, e não só ela, mas todo mundo adorou. Eu tive dificuldade de acertar o ponto do brigadeiro, pq fiz no microondas, mas mesmo tendo ficado um pouquinho mole, ficou ótimo!



Você vai precisar de:
1 lata de leite condensado
1 cenoura grande
1 colher de sopa de margarina
Para enrolar: chocolate/cacau em pó OU granulado de chocolate OU coco ralado sem açúcar OU outro confeito de sua preferência.

Como proceder:
Primeiro, "descasque" a cenoura. Não precisa cortar metade dela pra tirar a casca: é só passar uma faca de serra pela casca, raspando, que já sai a parte mais grosseira da casca da cenoura.
Se quiser, rale a cenoura para facilitar, mas não é necessário. Você pode cortar em rodelas.
Num liquidificador, coloque a cenoura picada/ralada e o leite condensado. Bata por 5 minutos.
Numa panela, coloque a margarina e deixe-a derreter um pouco. Desligue o fogo e reserve.
Com uma peneira, coe a mistura de leite condensado e cenoura direto na panela. (guarde o "bagaço" de cenoura para usarmos em outra receita. Eu congelei)
Ligue o fogo novamente, misture tudo muito bem, e continue mexendo em fogo baixo até adquirir consistência bem firme.
(como eu não tenho paciência de fazer isso, uso o microondas, colocando a mistura para aquecer por 2 minutos e parando para mexer, repetindo esse procedimento algumas vezes, até ficar no ponto)
Coloque o brigadeiro num prato untado com um pouco de margarina e deixe esfriar totalmente.
Usando uma colher, margarina nas mãos e um garfo ou colher para ajudar com o confeito, enrole os brigadeiros, passando-os pelos confeitos e colocando em forminhas.

Ps.: Já testei fazer o brigadeiro num ponto mais mole propositalmente, e usei como recheio de bolo de chocolate... nhammm!
Ps.2: Adicionando coco ralado, seu "brigadeiro" se torna facilmente um "beijinho", e a combinação é MUITO boa!

Testei e aprovei: bolo de chocolate com "beijinho" de cenoura