sexta-feira, 20 de julho de 2012

Sopa de Grãos de Soja Preta com Verduras


Eu sei que parece nome de prato mal traduzido em cardápio de restaurante chinês, mas releve.
É mais uma daquelas que surgem de surpresa... ao final de uma história de improviso.
Eu estava em um momento de dieta com mínimo de carboidratos possível, e naquela loucura de se desdobrar em 10 pra criar algo pra um jantar - num dia frio - sem batatas, farinhas, massa ou coisa do gênero, cheguei nessa sopa. Ela se assemelha bastante a uma sopa de feijão de avó, mas optei por fazê-la mais rala e com verduras ao invés de legumes, e sem macarrão, claro.
As medidas são aproximadas. Como eu queria algo exótico, me joguei nos condimentos improváveis, mas se quiser você pode excluí-los ou substituí-los por outras coisas.

Você vai precisar de:
1 xícara de soja preta em grãos
Cravo-da-Índia e canela em pau
Aveia em flocos
Verduras: alface, acelga, repolho, couve
Cebola picada em tiras
Tomate e pimentão sem sementes
Cebolinha
PTS miúda sabor bacon e sabor cebola

Como proceder:
Primeiro, cozinhei por aproximadamente 20 minutos na pressão a soja com água, um pouco de sal, uns 2 cravinhos da Índia e uns pedacinhos de canela. Escorri (guardando o caldo), e separei em duas partes, sendo que uma congelei para uso posterior (fiz um kibe de forno).
A primeira metade dos grãos, juntei o caldo do cozimento e mais aproximadamente 1/2 litro de caldo de legumes (do cozimento de batatas e cenouras com alecrim) e bati no liquidificador, juntando 1 colher de sopa de aveia.
O caldo da sopa está pronto, apenas tempere e acerte o sal (caprichei no tempero baiano e na pimenta do reino). Não é preciso peneirar.
Coloquei as PTS e deixei hidratando no caldo enquanto fervia um pouco.
Como eu tinha do almoço uma verdurada pronta (com acelga, alface, repolho, couve, cebola, tomate, pimentão, cebolinha, alho e shoyu), apenas adicionei ao caldo e desliguei o fogo.
Se você for colocar as verduras frescas e o tomate, a cebola, o pimentão e a cebolinha, adicione-os, abafe com a tampa da panela, deixe o caldo fervendo até eles murcharem e reduzirem, cozinhe por mais uns 5 minutos e desligue.
Na hora de servir, coloquei no prato uns cubinhos de queijo branco, combinou muito bem!

Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    Gostei muito desta sopa, vou testar em casa, já que estou sempre a utilizar a soja em grãos, ficou riquíssima em nutrientes.
    Feliz dia dos amigos, bom final de semana, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.