quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ganache DE BANANA

Alguém me explica por que no mundo internético existe ganache de maracujá e de limão, mas não tem de banana?

Vale a pena ler a história desses cupcakes

Ah, outra coisa, universo: até eu que sou leiga em gastronomia sei que "ganache" define o creme de chocolate com creme de leite, e não uma sobremesa completa. Uma receita que leva chocolate, creme de leite, biscoitos, frutas, etc etc, NÃO é um ganache e sim uma torta ou um bolo COM ganache.
Bom, dito isso (ai, que alívio), quero dizer que a minha receita de ganache de banana tem a intenção de ser uma versão mais saudável e saborosa, eliminando o creme de leite. E aí vocês gourmets vão dizer "ai, mas aí não é ganache mimimimimi", mas não importa. O resultado é um creme que faz as vezes do ganache e serve como cobertura e recheio, e a textura (mais firme ou mais cremosa) depende apenas das proporções dos ingredientes. Use 1 parte de banana e 1 de chocolate para um creme mais cremoso e 1 parte de banana para 2 de chocolate para uma ganache mais firme, que não escorre em coberturas de cupcakes e não sucumbe sob o peso de uma camada de bolo. Lembrando que o chocolate amargo ou meio amargo é o mais "duro", e que, consequentemente, acaba deixando o creme mais firme mesmo com a textura "gosmenta" da banana.

Vai aí a receita para o ganache mais cremoso, da forma mais fácil de se medir. Essa fica ótima com sorvete de creme, se você não estiver de dieta, é claro.

My precious!

Você vai precisar de:
1 xícara de purê de banana (o tipo da sua preferência) sem pedaços
1 xícara de chocolate (o tipo da sua preferência) já derretido
Canela e cravo em pó a gosto (opcional)

Como proceder:
Partindo do ponto de que seu purê de banana está bem amassado e sem pedaços e o seu chocolate já está totalmente derretido e homogêneo, misture os dois ingredientes vigorosamente, até ficar homogêneo.
Se for adicionar especiarias, acrescente-as e mexa mais um pouco.
Espere esfriar um pouco antes de usar.

Obs.: para um ganache com "cara" de banana mesmo, o ideal é usar o chocolate branco, que permite que você veja as sementinhas e a cor da banana. Mas particularmente eu acho que o chocolate meio amargo ou ao leite combinam mais com o sabor da banana.

Obs.2: apesar de você ficar livre para escolher o tipo de banana a usar, eu aconselho o uso da banana nanica, que é, na minha opinião, a mais gostosa e ideal pra fazer purês.

Dica: se você for fazer uma quantidade razoável de ganache, você pode fazer o purê de banana em um processador, para garantir a uniformidade dele. O meu processador, pelo menos, não processa quantidades muito pequenas. Mas se você tiver um "mini", pode ser uma ideia também!

Um comentário:

  1. Oi Priscila,
    Ótima sugestão, adorei esta receita já tenho utilizado com muito sucesso e é deliciosa essa combinação.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.