sexta-feira, 4 de maio de 2012

Tempero Verde

Quando eu era criança havia uma receita da família que todas as mães usavam. Consistia em bater no liquidificador um maço de salsinha com um tanto de cebola e alho. Virava um tempero pastoso e verdinho que deixava a cozinha mega cheirosa quando era usado... E baseada nesse tempero da infância, resolvi fazer o meu próprio! Vale pra quem tem pressa, pois ele pode ser usado pra cozinhar arroz, fazer manteiga temperada, colocar no molho pra salada, pra refogar... mil opções! E você ainda pode substituir o manjericão por outra erva verde fresca, como salsinha, coentro, etc.

Você vai precisar de:
1 maço pequeno de manjericão fresco
2 cebolas pequenas (usei em conserva)
Vários* dentes de alho (usei em conserva)
3/4 xícara de azeite
Sal (opcional)

Como proceder:
Coloque no copo do liquidificador todos os ingredientes (o manjericão pode até ir com talinhos e tudo) e vá acrescentando o azeite enquanto bate. Se necessário, adicione um pouquinho de água para facilitar, mas não exagere para que o tempero não fique líquido.
Conservar em pote de vidro desinfetado na geladeira.

* não contei quantos dentes coloquei, mas foi mais que uma cabeça de alho, com certeza!

Obs.: como eu tinha aqui em casa uma conserva caseira de cebolas e alhos e foi o que usei, acabei colocando menos azeite (usei o próprio azeite da conserva tambem, pra garantir o aroma). Você pode aumentar ou reduzir a quantidade de azeite de acordo com a potência do seu liquidificador e o seu gosto =)

Um comentário:

  1. Olá Priscila,
    É uma dica muito interessante, que elimina o desperdício de manjericão e também temos sempre o tempero pronto e a nosso gosto, adorei.
    Bom sábado, beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.