terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Extrato de limão caseiro

Apenas um post rápido.
Baseada na receita do blog Muffin Tin Mania de extratos caseiros de vários sabores, preparei a minha versão nacional do extrato de limão (que no meu caso, foi o Taiti, mesmo).
Fiz esse extrato no começo de janeiro, e estou começando a utilizar só agora. Amanhã farei uma nova receita com ele, e, se tudo der certo, postarei mais adiante. Por isso, é bom que saibam como preparar esse ingrediente!

Você vai precisar de:
Cascas de 2 limões (usei Taiti)
3/4 de xícara de chá de cachaça (usei Velho Barreiro mesmo, mas prometo que da próxima uso uma melhor)
1/2 xícara de chá de água

Como proceder:
Descasque o limão na hora. Evite descascar junto a parte mais branca do limão, dando prioridade à parte verde.
Coloque as cascas em um vidro que tenha tampa e cubra com a mistura de cachaça e água. Tampe bem, guarde em local escuro e mexa o vidro e o conteúdo de vez em quando. Eu costumava mexer 2 vezes por semana.
Não sei realmente qual o tempo ideal para o extrato ficar pronto pra uso, mas eu deixei apurando por um mês.
Depois de apurado (tempo que pode levar entre 4 a 8 semanas, de acordo com o blog), coe para remover o conteúdo sólido, deixando guardado no vidro somente o líquido.

ps.: é normal: você vai abrir o extrato pela primeira vez e VAI sentir cheiro de caipirinha. Não se assuste.
ps.2: acredito que o mesmo procedimento sirva para fazer extratos de laranja, tangerina e lima. Se você experimentar fazer, me conte qual foi o resultado!

No próximo post: muffins de limão com ervas!

2 comentários:

  1. Priscila,
    Para anular o cheiro da cachaça eu costumo fazer extratos e molhos com vodca, por ter menos cheiro e tem as mesmas características alcoólicas.
    Gostei da ideia, já tinha planejado fazer esse extratos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Olá Vânia! A receita original pedia vodka, mas eu não tinha. Por isso usei cachaça - é algo que sempre tem em casa, meu pai coleciona!
    Da próxima usarei vodka, rum ou uma cachaça melhor!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.