domingo, 27 de fevereiro de 2011

Patê de Salmão

Essa deveria entrar pra sessão "Histórias de Improviso", mas como eu tenho uma memória razoável, consegui chegar a uma receita. Minha mãe fez salmão assado no almoço, por isso usei salmão, mas acredito que dê pra fazer com outros peixes assados, mas lógico, com mudança considerável no sabor.

Você vai precisar de:
2 colheres de sopa de requeijão cremoso
1 colher sopa de azeitonas picadas bem miudinho
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de creme de cebola em pó
Sal, pimenta, aji-no-moto a gosto
Gotinhas de limão
Salmão assado desfiado ou amassado

Como proceder:
A parte mais difícil é preparar o peixe. O salmão tem uma textura que facilita o desfiamento, e depois você pode amassar com um garfo, para ele ficar parecendo uma pasta. Esse é o ponto para misturar com o resto dos ingredientes, deixando bem homogêneo. Levar à geladeira antes de servir com torradas ou preparar sanduíches.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Histórias de Improviso: lasanha magicamente rápida

Tudo começou quando...


... eu estava realmente viciada em Fringe e não conseguia fazer nada além de assistir um episódio atrás do outro. Bem, eu ainda continuo assim, mas estou me recuperando. Então, um dia, minha mãe estava trabalhando em casa de manhã, e eu resolvi fingir que sou útil e fazer algo delicioso para o almoço. Estou preparando um molho para uma lasanha quando minha mãe diz que vai sair para trabalhar logo. Isso me magoou. Eu tinha que terminar a lasanha a tempo dela almoçar antes de ir embora.
Bem, eu já tinha um molho meio pronto. Deixei ele bem quente. Desliguei o fogo e misturei uma caixinha de creme de leite. Montei a lasanha - tive que sair pra comprar queijo, e isso me deu uns minutos de desvantagem - mas ela precisava ficar pronta logo. Coloquei no microondas por 5 minutos. Quando tirei ela estava borbulhando, mas claro, nada pronta ainda. Com o forno bem aquecido, coloquei-a pra assar, ou cozinhar, ou gratinar, ou o que quer que seja a palavra certa. Não coloquei papel alumínio nem nada, foi tudo na raça mesmo. E enfim, em pouco mais de 20 minutos lá estava ela. Pronta, deliciosa, parecendo uma sopa de tanto molho. Mas isso foi um erro de cálculo, é claro, não da minha admirável rapidez de preparo.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Histórias de Improviso: Chá verde com melancia

Tudo começou quando...

... era aniversário da minha mãe. Eu fui no mercado comprar uns salgadinhos, e não resisti e passei na sessão de sucos e peguei um chá verde com limão da Shefa. Coloquei no freezer pra que ele estivesse geladinho até de noite.
Mas estou eu sentada vendo algo (com certeza não-) interessante no pc quando minha avó aparece com uma caneca enorme de suco de melancia. Só que ela é conhecida pelo hábito de colocar mais açúcar do que qualquer outro ingrediente em qualquer coisa doce que ela faça. Eu tomei um gole daquilo, mas não dava. Além de supermegadoce, ainda estava quente.
Fui pegar uns cubos-banana* de gelo e vi aquela linda caixinha no freezer. Era isso! Misturei mais ou menos 1 onça de chá ao que tinha de suco, mais uns gelinhos-banana. Perfeito! Ficou muito refrescante e suave. Adorei, vou patentear e ficar ryca.

* a história da forma de gelo de bananas fica pra próxima.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Bebidas que não existem: Graf Tropical

Inspirada - mas em nada relacionada - no graf, muito consumido em Hambry, Baronato de A Torre Negra, essa bebida é doce, refrescante e agradável. Um tipo de ponche - ou sangria -, aquele tipo de bebida que deixamos na geladeira por algumas horas antes de tomar. Surgiu de um lapso criativo enquanto eu lia a história de Susan em Mago e Vidro.

Você vai precisar de:
1 xícara de suco de maracujá adoçado
1 xícara de suco de manga adoçado
sumo e raspas de 1 limão
1/2 maçã com casca picada
5 cravos-da-índia
2 onças (56ml) de cachaça Seleta (ou outro destilado de sua preferência)

Como proceder:
Comece com os sucos, misturando todos, inclusive o sumo do limão. Adicione a maçã picada, o cravo da índia, a cachaça, e então salpique as raspas - que eu aconselho que sejam mais "cascas" do que raspas. Misture tudo com vigor e deixe na geladeira por pelo menos 2 horas. Para servir, coe e acrescente gelo.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Salada de Macarrão I

Eu sempre faço salada de macarrão, principalmente no almoço de domingo, então creio que essa será apenas a primeira de muitas outras receitas. Por enquanto, essa foi a que deu mais certo e que ficou mais diferente! Vale a pena, sai da salada de macarrão comum e ainda assim não tem nada de exótico! O sabor do alho fica bem evidente, mas o tomate, a cebola e o milho permitem que ainda lembre uma salada fresca. E além de tudo, é suuper rápida.
 Ah! E mais uma vantagem dessa salada é que ela não leva maionese (que eu particularmente nem sou muito fã), creme de leite, queijo e nenhum embutido. É leve e boa pro verão como poucas!

Você vai precisar de:
Meio pacote (250g) de macarrão - usei o tipo "caixa de brinquedos", de fazer sopa
1 ovo cozido picado
1 colher de sopa de curry
1 colher de sopa de alho frito em pó
1/2 tablete de caldo de galinha (ou legumes, ou qualquer outro de sua preferência)
1 tomate
1 cebola
1/2 lata de milho
1/2 lata de ervilha
Quanto baste de azeite
Sumo de 1/2 limão
1/2 cenoura ralada
Cebola desidratada, sal, pimenta e aji-no-moto a gosto

Como proceder:
Coloque o macarrão para cozinhar na água com sal, um pouquinho de azeite e meia colher de curry. Enquanto ele cozinha, prepare o resto da salada. Numa vasilha, rale meia cenoura e misture com o milho e a ervilha. Pique a cebola em pedaços grandes (cortando cada rodela no meio e depois no meio de novo, por exemplo) e adicione. Coloque o sumo do limão e reserve. É hora de fazer o molho.
Salada divertida de brinquedos
Numa frigideira, coloque azeite em todo o fundo. Misture o restante do curry, o alho em pó, o caldo de galinha e a cebola desidratada. Misture bem, dissolvendo o caldo, e então aqueça o azeite. Pique o tomate em pedaços grandes e coloque na frigideira (nesse momento esperamos que você ouça um delicioso "tssss") e refogue por 2 ou 3 minutos, ou até que soltem um pouco de água. Desligue o fogo e deixe esse molho esfriando enquanto retira o macarrão.
Passe o macarrão na água fria uma ou duas vezes, escorra e adicione ao resto da salada que já está na vasilha. Misture bem, com cuidado para não desmanchar o macarrão e adicione o ovo. Despeje o molho por cima da salada e mexa delicadamente. Acerte o sal e coloque pimenta do reino e aji-no-moto.
Se possível, deixe na geladeira por 1 hora antes de servir.
O molho: lindo, e o aroma é indescritível!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Almôndega/Hambúrguer de Soja!

Juro: quando fiz essa receita de almôndegas em casa, a galera aqui - que parecem dragões de tão carnívoros - não percebeu que era de soja!


Você vai precisar de:
1 e 1/2 xícara de Proteína Vegetal Texturizada
1 cebola ralada
1 1/2 xícara de água
1 ovo
2 colheres de sopa de farinha rosca ou de trigo
Shoyu a gosto (só não vá fazer uma sopa!)
Salsa, sal, aji-no-moto a gosto

Como proceder:
Caso a PVT não seja daquelas fininhas, triture no liquidificador ou processador e hidrate com água e o shoyu por aproximadamente 15 minutos.
Junte o restante dos ingredientes, misture bem até ficar homogêneo e mãos à massa! Faça bolinhas e, se for fazer hambúrguer, esmague as bolinhas com delicadeza. Se você tiver algum tipo de forma para fazer discos, também pode usar.
Para hambúrguer: coloque direto em um grill ou chapa untados com azeite e deixe até ficar no ponto do seu gosto.
Para almôndegas: você tem 2 opções 1) coloque direto no molho e deixe aquecer até perceber que as almôndegas estão boas (isso varia de acordo com o gosto de cada um); 2) antes de colocar no molho passe as bolinhas pelo grill também, para que fiquem mais firmes e coradinhas. Outra opção é levá-las ao forno.

Dik*: se você, como eu, está tentando "disfarçar" a soja, a melhor opção é a almôndega, pois o molho realmente disfarça o sabor da soja. Além disso, você pode colocar caldo de carne na receita. Essas almôndegas ficam ótimas com espaguete! (mas como eu sou fãzona de espaguete, sou meio suspeita pra falar, né?)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Salada de Pepino e Rúcula




Você vai precisar de:
Meio pepino caipira (bem grandão)
Quanto baste de vinagre ou limão
Azeite, sal e pimenta a gosto
1/2 colher de sopa de açúcar
1 cebola pequena cortada em tiras
1 colher de sopa de mostarda
1/2 maço de rúcula picada

Como proceder:
Retire algumas partes da casca do pepino. Se preferir, retire as sementes, fazendo um buraco no centro do pepino antes de fatiá-lo. Corte em rodelas finas, salpique sal e deixe descansar enquanto faz o molho.
Misture os demais ingredientes, menos a cebola e a rúcula, batendo com o garfo para adquirir consistência. Então adicione a cebola cortada e os pepinos. Obs.: esprema o pepino com as duas mãos para retirar a água.
Só então misture a rúcula, envolvendo-a bem no molho. Se quiser, salpique gergelim torrado por cima para enfeitar e dar um sabor diferente. Deve-se consumir a salada na hora, pois o pepino fica com ar de "passado" e a rúcula murcha e fica parecendo um monstro verde gosmento.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Receita da Vovó - Massa de panqueca

Receita que a vovó me deu das suas clássicas panquecas.

Você vai precisar de:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 ovo
1 col. sopa de óleo
1/2 colher de café de sal

Como proceder:
Bater no liquidificador.  A massa fica bem líquida, é assim mesmo. Esquentar uma frigideira e untar com óleo, manteiga ou azeite. Jogar um pouco (bem pouco!) da massa e espalhá-la pela frigideira de forma que ela fique uniforme. Se preferir, vire e doure o outro lado também, e então recheie como quiser!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Histórias de Improviso: Sorvete de Brigadeiro

Tudo começou quando...

... Bateu a TPM, e eu precisava de chocolate ou algo calórico e doce. Tinha meia caixinha de leite condensado e tinha chocolate em pó. Ok, vou superar a preguiça e fazer um brigadeiro de panela.
Fiz. Mas a minha tolerância pra preparar brigadeiro não é das maiores, e eu não tenho muita paciência de deixar ele no ponto certo. Tirei do fogo, e estava muito quente, meio mole, precisava fazê-lo esfriar! Adicionei meia caixinha de creme de leite, mas ainda assim, estava morno. Que tristeza! Resolvi colocar no freezer pra esfriar mais rápido.
Pois eu esqueci ele lá. Fui lembrar umas 5 horas depois. Ele já tinha virado uma pedra, mas, pra minha surpresa, dava pra comer com colher. Ficou parecendo sorvete. Muito bom, cremoso, não-enjoativo, gelado, brigadeiro. Yummy!
Não foi bem um improviso, mas um acidente! Um delicioso acidente!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Crocantíssimo - NOVOS SABORES!

Isso mesmo! Saímos das tradicionais embalagens vermelha e verde!
Minha mãe foi conhecer uma nova loja de bugigangas engordativas e me aparece em casa com duas sacolas enormes. Ela disse "eu fui só conhecer, mas não consegui evitar". E sim, eu estava de dieta. (¬¬)

Mas aí eu vi: aquelas conhecidas embalagens com cores diferentes... e OH! Peito de peru com requeijão e manteiga temperada (?)! E fiz aquela cara de Bob Esponja espertão.

Não são lindas?
EDIT:
Cada um custou R$ 0,79, mas acredito que o preço normal deles seja R$ 1,15.

Bem, vamos aos sabores.
Manteiga Temperada: de primeira, tem gosto de pizza. Sabe aqueles salgadinhos de pizza com formato de nave espacial? Então. Depois, quando você já comeu meio pacote, você começa a sentir mesmo um certo gosto de manteiga lá no fundo, mas o gosto de orégano (ou seja lá o que for) ainda é mais forte. No geral, é um bom sabor, não chega a ser enjoativo.
Peito de peru com requeijão: tem um sabor forte, que não é necessariamente de peito de peru, e muito menos de requeijão. É bem gostosinho, não dá pra dizer que não tem sabor, mas pode ser meio enjoativo depois da metade do pacote. Nada insuportável. Mas o requeijão passou longe, bem longe. Tem um cheiro bem forte, quase comparado ao famigerado Cheetos de queijo.

Conclusão: eu ainda prefiro o "verde", de queijo e cebola, disparado. Mas acho que o de Manteiga ficou em segundo no ranking total.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

2 Sucos para o Verão - Melancia

Ahh, o verão! Como eu odeio o verão! É tanto calor que a gente nem sabe o que fazer, tem hora que dá vontade de deitar no chão fresquinho da sala e ficar bebendo algo gelado o dia inteiro.
Se você, como eu, optou por fazer isso nesses ultimos dias, saia da cerveja e da água e experimente esses novos sucos!

Melancujá

Você vai precisar de:
1 maracujá
1 fatia de melancia
1/2 limão
Água gelada
Gelo

Como proceder:
Tire a casca da melancia, óbvio. Pique e coloque no liquidificador junto do maracujá, da água (coloque o suficiente pra bater, e depois complete com o quanto for necessário) e o suco do limão.
Passe por uma peneira para tirar os restos mortais de sementes e adicione gelo e adoce.

Dik: sabia que maracujá faz a gente dormir melhor?


Cenoulancia


Você vai precisar de:
1 fatia de melancia
4 rodelas de cenoura crua
1/2 limão
Água gelada
Gelo


Como proceder:
O procedimento é o mesmo do suco anterior, mas deixe bater no liquidificador por bastante tempo, pois a cenoura demora pra desmanchar.

Dik: sabia que cenoura faz bem pra pele e mantém o bronzeado bonito? Então se joga na cenoura, bee! Só não vá ficar como a Anne Hathaway, hein.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Histórias de Improviso: Sopa de Salada

Que eu costumo improvisar comida com frequência é meio óbvio, mas acontece que muitas  vezes (a maioria delas), a coisa é tão improvisada que nem dá pra tirar uma receita. Dá mais pra contar uma história emocionante sobre a comida que saiu no final.
Pensando nisso, e na sopa que acabei de tomar, vou começar essa nova seção: Histórias de Improviso. Aqui, não garanto que vá ter alguma receita, mas vai render algumas lágrimas de emoção. HAHAHA

Tudo começou quando...
... eu fiz uma salada de grão-de-bico na semana passada. Fiz na panela de pressão, pouca água, muito sal. Depois que a salada já estava prontinha, com tomate, cebola, cenoura e beterraba raladas, cebolinha, eu percebi que o grão-de-bico estava muito salgado. Mas, assim, incomível. Eu nunca ponho muito sal nas coisas, morro de medo de deixar salgado, e nessas, a galera tira as minhas comidas de sem sal. Mas, convenhamos, antes sem sal, e você colocar mais sal se quiser, do que salgado demais, e você não ter o que fazer.
Mas não é bem assim. Sempre tem o que fazer. Pois então, peguei a salada, lavei - sim, lavei, pra tirar o excesso de limão e azeite - enchi de água, adicionei nessa gororoba umas rodelas de batata e taquei no microondas. Coloquei 15 minutos, sempre parando pra checar de 5 em 5.
Acontece que isso foi numa sexta. E de fim de semana aqui em casa minha mãe não faz comida, e todo mundo come o que tem, ou pede algo pronto ou come fora. Nada de usar o fogão, é tipo férias. Então resolvi pegar minha companheira Tupperware Cristalwave com tudo dentro, tampei e levei ao freezer. Sim. Então ela ficou lá o fim de semana inteiro, virando um iceberg, e apenas hoje fui resgatá-la.
Descongelei tudo no microondas de novo (no final das contas, pra que fogão, né, minha gente?), e ao ver que as batatas já estavam boas, bati tudo no liquidificador, com um pouco de curry e restos de um purê de abóbora que minha avó tinha feito no almoço. Bati bem. Nem precisou peneirar. Um pouco de pimenta, que eu adoro, e assim estava pronta a minha sopa de salada. E, olha... se eu contar a história dela ninguém acredita!

foto da sopa de salada assim que eu tomar coragem pra passar as fotos da câmera!

Bolo de Chocolate com Aveia

Eu sempre faço essa quando dá a louca do bolo. Já que é pra engordar, que seja com fibras. Né não?

Neste eu adicionei nozes picadas *-*

Você vai precisar de:
2 xícaras de farinha de trigo integral
1 e 1/2 xícara de aveia em flocos
1 e 1/2 xícara de açúcar
1 xícara de água
1 xícara de óleo 
2 ovos
2 colheres de fermento químico em pó
1 e 1/2 de chocolate em pó (se usar achocolatado, é recomendável diminuir a quantidade de açúcar)

Como proceder:
Misturar todos os ingredientes secos e em seguida as gemas, a água e o óleo. Misturar com algo parecido com um fouet até ficar homogêneo e então acrescentar as claras batidas em neve e o fermento.
Assar em forno pré-aquecido por 40 minutos em média, fazer o teste do palito*.

Sugestão de cobertura:
Eu costumo usar brigadeiro mole. Mas você também pode fazer uma cobertura usando:
200g de chocolate meio amargo derretido
1 caixinha de creme de leite
Misture tudo com o chocolate ainda quente e cubra o bolo. Se quiser, pode colocar também chocolate granulado para decorar. Obs.: não tenha medo de encher o bolo com cobertura, pois depois ela endurece e dá uma "secada", e aí quanto mais cobertura tiver, mais molhadinho o bolo fica.

* nesse link tem várias dicas n00b sobre fazer bolo, como untar, testar com palito, desenformar, etc.

Mais uma do Livro Secreto de Receitas da Priscila!


domingo, 6 de fevereiro de 2011

Massa para tortas salgadas no liquidificador

Você vai precisar de:
2 ovos/ 2 colheres de sopa de farinha de linhaça
1 xícara de farinha de trigo integral
1 xícara de aveia em flocos finos
5-10 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de fermento em pó
1 cebola pequena
2 xícaras de chá de leite
1 xícara de chá de óleo
sal e orégano a gosto

Como proceder:
Bater tudo no liquidificador, inclusive a cebola, começando pelos líquidos. Proceder o resto como a massa doce, metade-recheio-metade. Você pode polvilhar com queijo ralado. Assar em forno médio por 30 minutos em média.

*Dicas: você pode colocar meia xícara de óleo e meia xícara de azeite. O sabor fica mais gostoso!
  • Se não quiser usar aveia, você pode substituir por farinha de trigo mesmo, ou por farinha de bolachas (que podem ser do tipo cream cracker, Club social, Pizzaquê, etc).
  • Não tenha medo da cebola, ela deixa a massa com textura e sabor incomparáveis!
Mais uma do Livro Secreto de Receitas da Priscila!



Suco de Mamanga-Pêssego

Você vai precisar de:
Meio mamão papaia
Uma xícara de suco light de pêssego
Uma xícara de suco lught de manga

Como proceder:
Bater tudo no liquidificador com gelo. Adoce se preferir.

Juro que ele ficou mais laranja oO


sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Massa para tortas doces no liquidificador

Essa é uma das minhas secretas, que eu faço sempre e ninguém sabe de onde eu tirei... mas eu sou legal e vou compartilhar.

Meu Livro Secreto de Receitas!

Você vai precisar de:
2 xícaras de leite
1 xícara de óleo
1 xícara de açúcar (pode ser mascavo, mas a massa vai ficar mais escura)
1 xícara de amido de milho
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó
3 ovos
canela à gosto
gotas de essência de baunilha

Como proceder:
Bater tudo no liquidificador, começando pelos líquidos. Despejar metade em uma forma untada com óleo e farinha, colocar o recheio (que pode ser banana com canela, maçã, framboesas, blueberries...) e cobrir com o restante da massa.
Assar em forno médio até ficar dourada e sequinha (fazer o teste do palito).

> Na próxima: massa para tortas salgadas!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salada de Lentilha no Microondas

Estou oficialmente de regime. Aí virei a louca da salada. Outro dia, só tinha tomate, alface e cebola, mas não era o suficiente, e então olhei pro armário e tentei imaginar o que, além de milho verde enlatado e ervilhas, poderiam virar salada. E a vítima foi o pacote fechado de lentilhas que não foi usado no ano novo.
E enfim, essa é pra quem tem medo de panela de pressão. Dá pra fazer tudinho sem mexer no fogão.
Você vai precisar de:
1 xícara de lentilha (eu fiz 1/2 xícara e deu pra comer por 2 dias ._.)
1 folha de louro
2 colheres de sumo de limão/vinagre
1 colher de mostarda
2 colheres de azeite
Ervas (usei alecrim, coentro, manjericão e cebolinha)
1/2 cebola picada em minicubinhos
3 nozes maceradas*
Sal e pimenta do reino à gosto

Como proceder:
Deixe a lentilha de molho em água por 1 hora ou até ela inchar e começar a enrugar.
Depois disso, coloque em uma vasilha e cubra com água fervente. Adicione as ervas (não precisa picar, contanto que você as retire depois) com o louro e o sal. Coloque no microondas por 5 minutos. Retire e tampe (como eu usei uma Tupperware, eu já cozinhei com tampa), e deixe descansar por meia hora, ou até você perceber que a lentilha já está macia. Obs.: esse tempo de "descanso" é importante pra fazer o sabor das ervas penetrar na lentilha e faz toda a diferença!
Enquanto ela descansa, faça o molho. Pegue as 3 nozes maceradas*, adicione azeite, e, se puder, reserve essa mistura por algum tempo. Adicione a pimenta, o limão/vinagre, a cebola picada, a mostarda e mais sal, se for necessário, e misture tudo com a lentilha. Deixe na geladeira antes de servir, acredito que quente não fica tão gostoso =(

* e aí você me pergunta: QUE RAIOS SÃO NOZES MACERADAS?
E eu te respondo: pegue as nozes, coloque num recipiente fundo de vidro ou metal e use um macerador (daqueles de frutas mesmo, de fazer caipirinha, sacomé?) e amasse as nozes, até que elas soltem seu oleozinho. Esse oleozinho vai se misturar ao azeite, e juntos, vão dar um sabor MUITO importante pra salada!

Nozezinhas maceradas!
Obs.2: você pode usar a mesma receita para fazer salada de grão-de-bico! Fica muito bom também! Mas lembre-se que o grão-de-bico demora beeem mais pra cozinhar e aí o ideal mesmo é fazer na panela de pressão.

EDIT


Você sabia que essa salada pode te ajudar a melhorar o humor e combater a ansiedade? Sim! A lentilha e as nozes contém triptofano, substância que favorece a produção de serotonina, que dá um chute na ansiedade.

Qual o seu novo signo?

Qual o seu novo signo?

Answer here

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Prato crocante de queijo | Cheese Chips

Dourando o outro lado!
Prático, fácil, crocante... e dá pra comer com requeijão, guacamole, patê...

Você vai precisar de:
Queijo coalho

Como proceder:
Coloque fatias finas de queijo coalho numa frigideira antiaderente quente. Distribua-os de forma a cobrir quase todo o fundo dela.
Com o fogo alto, vá distribuindo o queijo que derrete para que não fique nenhum buraco no seu "prato". Quando um lado ja estiver bem dourado, vire, como uma panqueca, e doure o outro lado. Quando bastante óleo já tiver saído e os dois lados estiverem bem dourados, você pode retirar, colocar em papel absorvente (pois, acredite, embora litros de óleo já tenham saído do queijo, ainda há mais) e quebrar em pedaços para comer, como se fossem torradinhas.