sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Hamburguer de Feijão Preto

Com essa "massa" dá pra fazer hamburguer, almôndegas, kibes... várias coisas!

Você vai precisar de:
2 xícaras de feijão preto cozido temperado (sem caldo)
1 xícara de farinha de pão/rosca*
1 colher de sopa de farinha de aveia
1/2 cebola picada

Como proceder:
Bata no liquidificador o feijão sem caldo e a cebola, mas sem bater demais, só até fazer uma pasta. Não tem problema se ficarem pedacinhos de feijão ou cebola. Misture essa pasta às farinhas e misture bem, fazendo uma massa bem consistente, como a dos cookies de aveia e castanhas. Assim, você pode moldar bolinhas, kibezinhos ou o que quiser com as mãos (dá até pra rechear com pedacinhos de queijo), ou colocar uma colherada num grill, chapa ou frigideira e amassar com uma colher, para ficar parecido com um hamburguer caseiro mesmo.
No meu caso, me empolguei nos temperos e acabou ficando tudo muito salgado, então piquei meio tomate bem picadinho e misturei na massa - e continuou bom!
Obs.: não testei ainda, mas acredito que misturando essa massa com trigo para kibe, fique bom também. Altere os temperos para ficar mais parecido, usando: hortelã, salsa, limão, etc. E frite em imersão.

* A farinha de rosca: ainda farei um post especial sobre isso, mas aqui em casa, a minha farinha de rosca consiste numa mistura de "cascas" de pão de forma, biscoitos salgados e salgadinhos, todos batidos no liquidificador!
Se você não tiver esse tipo de farinha em casa, esmigalhe pão de forma até dar uma xícara e use no seu lugar! Como essa receita não leva farinha de trigo nem ovo, o glúten é necessário pra dar a "liga".

----------------------UPDATE
Para montar sanduíches, esse hambúrguer vai super bem com queijo cheddar (se você está com aquele desejo de gorduras trans) e com vinagrete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.