quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Salada de Lentilha no Microondas

Estou oficialmente de regime. Aí virei a louca da salada. Outro dia, só tinha tomate, alface e cebola, mas não era o suficiente, e então olhei pro armário e tentei imaginar o que, além de milho verde enlatado e ervilhas, poderiam virar salada. E a vítima foi o pacote fechado de lentilhas que não foi usado no ano novo.
E enfim, essa é pra quem tem medo de panela de pressão. Dá pra fazer tudinho sem mexer no fogão.
Você vai precisar de:
1 xícara de lentilha (eu fiz 1/2 xícara e deu pra comer por 2 dias ._.)
1 folha de louro
2 colheres de sumo de limão/vinagre
1 colher de mostarda
2 colheres de azeite
Ervas (usei alecrim, coentro, manjericão e cebolinha)
1/2 cebola picada em minicubinhos
3 nozes maceradas*
Sal e pimenta do reino à gosto

Como proceder:
Deixe a lentilha de molho em água por 1 hora ou até ela inchar e começar a enrugar.
Depois disso, coloque em uma vasilha e cubra com água fervente. Adicione as ervas (não precisa picar, contanto que você as retire depois) com o louro e o sal. Coloque no microondas por 5 minutos. Retire e tampe (como eu usei uma Tupperware, eu já cozinhei com tampa), e deixe descansar por meia hora, ou até você perceber que a lentilha já está macia. Obs.: esse tempo de "descanso" é importante pra fazer o sabor das ervas penetrar na lentilha e faz toda a diferença!
Enquanto ela descansa, faça o molho. Pegue as 3 nozes maceradas*, adicione azeite, e, se puder, reserve essa mistura por algum tempo. Adicione a pimenta, o limão/vinagre, a cebola picada, a mostarda e mais sal, se for necessário, e misture tudo com a lentilha. Deixe na geladeira antes de servir, acredito que quente não fica tão gostoso =(

* e aí você me pergunta: QUE RAIOS SÃO NOZES MACERADAS?
E eu te respondo: pegue as nozes, coloque num recipiente fundo de vidro ou metal e use um macerador (daqueles de frutas mesmo, de fazer caipirinha, sacomé?) e amasse as nozes, até que elas soltem seu oleozinho. Esse oleozinho vai se misturar ao azeite, e juntos, vão dar um sabor MUITO importante pra salada!

Nozezinhas maceradas!
Obs.2: você pode usar a mesma receita para fazer salada de grão-de-bico! Fica muito bom também! Mas lembre-se que o grão-de-bico demora beeem mais pra cozinhar e aí o ideal mesmo é fazer na panela de pressão.

EDIT


Você sabia que essa salada pode te ajudar a melhorar o humor e combater a ansiedade? Sim! A lentilha e as nozes contém triptofano, substância que favorece a produção de serotonina, que dá um chute na ansiedade.

Um comentário:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.